Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/09/2015

Auditores Fiscais serão homenageados na Assembleia Legislativa do Ceará

Na data em que se comemora o Dia do Servidor Fazendário, a Assembleia Legislativa do Ceará realizará uma solenidade em homenagem aos fazendários.  A sessão solene, requerida pelos deputados estaduais Evandro Leitão (PDT) e Ailton Brasil (PP), terá início às 15h de hoje (28), no Plenário 13 de Maio.

Na ocasião, quatro servidores da Fazenda Estadual serão homenageados, em reconhecimento à relevância da categoria. Dentre eles, estão dois Auditores Fiscais da Receita Estadual: o ex-presidente e fundador da AUDITECE, Luís Pontes Cunha Filho e o presidente da UFFEC, Edson Barbosa Lima. Os fazendários José de Sousa Pinheiro (ex-presidente da CAFAZ) e Gentil Teixeira Rolim (vice-presidente da AAFEC) também receberão a comenda.

Conheça a trajetória dos Auditores Fiscais homenageados

Luís Pontes Cunha Filho

Luís Pontes Cunha Filho tem formação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com MBA Executivo em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Servidor da Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará há mais de meio século, Luís Pontes chefiou a Supervisão Fiscal de Empresas; foi diretor de Fiscalização do Estado; coordenador de Fiscalização da Sefaz; comandou a Assessoria Financeira e Econômica de Planejamento da Sefaz; foi assessor especial do Governador do Estado de 1980 a 1981; superintendente de Recursos Humanos do Estado do Ceará; e conselheiro titular do CRF (Conselho de Recursos Fiscais) da Sefaz.

Destacou-se no âmbito da liderança política desde cedo, sendo por duas vezes presidente de Grêmios Estudantis durante o Ensino Colegial e diretor do Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará (CESC) em1968 – período do Regime Militar. Sempre atuante na representação da categoria fazendária já ocupou os cargos de presidente da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (UFFEC); presidente e fundador da Associação dos Auditores e Fiscais da Receita Estadual do Ceará (AUDITECE) e presidente e fundador da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (CAFAZ). Chefe do Primeiro Plano de Ação Fiscal do Estado do Ceará - o segundo do Brasil - em 1978, Luís Pontes já foi agraciado com três honrarias por seus relevantes serviços prestados ao Estado, dentre elas o Prêmio Joaseiro, na categoria Pioneirismo, concedido pela AUDITECE.

 

Edson Barbosa Lima

Edson Barbosa é bacharel em Ciências Estatísticas, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma universidade. Foi admitido na Secretaria da Fazenda em janeiro de 1965, por concurso público, e fez parte da equipe que implantou o primeiro sistema de informática na SEFAZ, através do Centro de Informações da Fazenda e o CERPRO. Foi diretor da Divisão de Estatística na Secretaria da Fazenda, de 1972 a 1975, quando implantou naquele período o atual Índice de Participação dos Municípios do Estado do Ceará. Foi eleito vereador no Município de Umirim, neste Estado, em 1985. Atualmente é presidente da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (UFFEC), tendo sido eleito para o cargo por três vezes consecutivas.