Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 22/08/2017

Categoria

EM SÃO PAULO - Camilo apresenta gestão fiscal para atrair investidores

 O governador lembrou estudo que colocou o Ceará como líder em investimentos entre as Unidades da Federação

O governador do Ceará, Camilo Santana, apresentou ontem (21), em São Paulo, as ações que o Estado tem implementado para equilibrar as contas públicas e assim atrair investidores. Participaram do encontro executivos dos mais representativos fundos de investimento do País. Na palestra, que teve como tema central a gestão fiscal do Estado, foram apresentados exemplos da política de redução de carga tributária, o rigor no controle dos gastos públicos, a desburocratização de processos e a simplificação da legislação tributária, entre outros.

"Foi um encontro muito importante para apresentarmos nosso Estado a investidores de peso. Mostramos como o Ceará ficou à frente de estados mais ricos e foi escolhido como o de melhor situação fiscal do Brasil", citou Santana, sobre a recente avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que colocou o Ceará como líder em investimentos entre as 27 Unidades da Federação. Participaram do debate empresas como Verde Asset, Merrill Lynch, Morgan Stanley, Itaú Assessment, Western Asset, Caixa, Funcesp, Perfin, Banco PAN, Fator, Safra e Mauá Capital.

O chefe do Executivo apresentou ainda dados sobre a gestão do Estado por meio do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), como funciona a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os equipamentos incluídos no Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas, além dos recentes resultados da Educação. "A receptividade ao Ceará tem sido muito grande, principalmente por conta das inovações do Estado e da situação fiscal atual. Fico muito otimista de que conseguiremos atrair investimentos importantes para que o Estado cresça cada vez mais", disse Santana, que estava acompanhado dos secretários Mauro Filho (Fazenda) e César Ribeiro (SDE), e do presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba.

Para o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Mauro Filho, o equilíbrio fiscal do Ceará atrai cada vez mais investidores. "Eles ficaram impressionados com a situação fiscal e a capacidade de investimento do Estado. Isso é um preparo para que o Ceará crie um ambiente de atratividade muito forte. Os investidores sinalizaram que o Estado é um lugar que deve ser considerado para novos investimentos", apontou. Segundo ele, a palestras com o mercado financeiro é uma forma de prospectar investidores, por exemplo, para o programa de concessões. "Elas terão maior êxito com a nossa situação fiscal. Nós queremos fazer pelo menos umas quatro palestras até o final do ano. E a concessão do Centro de Eventos, Acquario, Centro de Formação Olímpica e o Metrofor".

Mauro Filho afirmou ainda que foi mostrada toda a sequência das medidas do ajuste fiscal e a posição do Estado de honrar os contratos. "O Ceará cumpre de maneira integral todos os compromissos. E isso nos dota de condições de investir. Quando o setor público tem capacidade de investimento isso atrai o investimento privado também", observou.

Figura política

Para o presidente do Ipece, Flávio Ataliba, o evento consolidou a figura política de Santana. "Ele saiu fortalecido deste encontro. Foi o empoderamento político dele. Ele conseguiu despertar a curiosidade dos investidores em relação ao ajuste fiscal, em como aumentar a poupança e realizar investimentos". Ataliba ressaltou que os executivos demonstraram interesse nos equipamentos do programa de concessão. "Os investidores não tinham dimensão do que está sendo feito, de toda a tecnologia na área fiscal. O governador se coloca como uma pessoa de grande conceito nacional como gestor".

Participantes
Fundos de investimento

Morgan Stanley
Verde Asset
Merrill lynch
Itaú Assessment
Western Asset
Caixa
Funcesp
Perfin investimentos
Banco PAN
Banco Fator
Banco Safra
Mauá Capital
 
Fonte: Diário do Nordeste