Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 02/12/2022

Ceará brilha em cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Os projetos cearenses brilharam durante a solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizada na noite desta terça-feira (29), quando foram anunciados os vencedores das Edições 2020 e 2021/22, na Embaixada de Portugal, em Brasília. Com cinco projetos concorrendo nas duas edições, o Ceará esteve no pódio em duas categorias da premiação.

A Secretaria de Finanças de Fortaleza foi a grande campeã na categoria instituições da Edição 2021/22, com o projeto Prêmio Sefin de Finanças Públicas. Além do troféu, a instituição garantiu 10 mil reais da premiação.

O Prêmio Sefin de Finanças Públicas é um concurso de redações, poemas e desenhos que movimentam as escolas de Fortaleza, visando ao estímulo à inserção da educação fiscal nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. A Sefin concorreu na categoria “Instituições”, com projetos dos municípios Manaus (AM), Vitória (ES) e Entre-Ijuís (RS).

A gerente de educação fiscal da Sefin, a auditora Karine Oliveira, reconhece que o mérito é fruto de um trabalho que envolve o esforço anual de toda uma equipe, e uma gestão que acredita nas inciativas voltadas para este programa. “O Prêmio Sefin este ano chegou a sua 14° edição e com ele um trabalho que envolve todas as escolas de Fortaleza, durante todo o ano. É um trabalho árduo e extremamente gratificante. A cidadania fiscal deve ser pauta entre todos os nossos jovens e crianças” afirma Karine.

beraj

Na edição 2020, a jornalista Bernadeth Vasconcelos, do jornal Diário do Nordeste, recebeu a premiação do segundo lugar na categoria imprensa da edição 2020 (suspensa devido à pandemia de Covid-19), e uma premiação de 5 mil reais, com a matéria “Projetos de educação financeira atendem mais de 95 mil alunos no CE”.
A jornalista Bernadeth Vasconcelos acompanhou a rotina dos estudantes do projeto para a construção do material, que ela avalia como transformador. "Tive o apoio dos editores de texto, a quem eu agradeço demais. Mostramos realidades de jovens que de alguma forma fizeram diferenças transformadoras em seus lares ou negócios familiares", disse a jornalista.

Na época da publicação da matéria, em dezembro de 2019, a jornalista Bernadeth Vasconcelos, que hoje integra a equipe da TV Verdes Mares, era repórter de Negócios. O material teve a edição dos profissionais Armando de Oliveira Lima e Yohanna Pinheiro, que estiveram na editoria entre 2019 e 2021.

mhjivyuvuy

Além dos projetos premiados, concorreram na edição 2020: Lucas Martins Paiva, de Hidrolândia (CE), na categoria tecnologia, com aplicativo CONFITEC GOV e a A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Ceará (CREDE 3) disputou a categoria Instituições com a implementação de um concurso regional (Acaraú) de redação com a temática “Educação Fiscal: um caminho para o exercício da cidadania”.

Na edição 2021/22, o Ceará também concorreu na categoria imprensa com a matéria “Retomada da economia”, assinado pela jornalista Carol Kossling, do O POVO, que mostra qual a situação do país nos últimos anos. 

A cerimônia e contou com a presença de autoridades, representantes dos projetos finalistas, dirigentes das entidades estaduais filiadas à Febrafite, patrocinadores e convidados.

Veja a lista completa de vencedores: https://www.premioeducacaofiscal.org.br/vencedores-do-premio-nacional-de-educacao-fiscal-sao-anunciados-em-cerimonia-em-brasilia-veja-os-ganhadores/


Com informações: Ascon Sefin-For | Portal Diário do Nordeste