Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 09/08/2022

Capitão Wagner se compromete com proposições da Auditece e recomposição da força de trabalho da Sefaz

O Fórum Cearense de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-CE) promoveu, na noite desta segunda-feira (8), a primeira edição do Encontro com os Candidatos ao Governo do Estado do Ceará. As entidades receberam Capitão Wagner (UB) para debater as principais pautas das carreiras representadas pelo Fórum.

bhvyhu

Compuseram a mesa dos debates, o diretor executivo da Auditece, Juracy Soares; o presidente da ACM, Daniel Carneiro; o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves; a presidente da AudTCE/CE, Valéria Diniz; a presidente da ADPEC, Andrea Coelho; e o presidente da Apece, Fábio Vasconcelos.Na ocasião, cada dirigente teve a oportunidade de questionar o postulante ao Executivo Estadual acerca de demandas relacionadas à carreira de Estado que representa. 

Juracy Soares destacou que a Auditece é uma entidade reconhecida em sua trajetória por sempre ir além das demandas corporativas, mas se orgulha de ser uma entidade exemplo de postura propositiva. 

“A gente tem oferecido soluções para que o Estado possa arrecadar tributos de forma justa e inteligente. Inclusive, é de autoria desta Associação o projeto de integração do ECF-TEF com máquinas de cartão de crédito/débito. Sempre que um governo novo se instala, nós procuramos o governante para entregar uma cartilha com medidas para otimizar a arrecadação sem aumento de impostos”, exemplificou.

nkjvtcy

Na ocasião, o dirigente também abordou algumas reivindicações dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, como a defasagem de pessoal. “Na Secretaria da Fazenda, realizamos concurso a cada 15 anos e, no último concurso realizado, nenhum Auditor empossado foi lotado na área-fim. Nós temos postos fiscais que fecharam por falta de pessoal, a Sefaz é um órgão que pode amanhecer sem 50% da sua força de trabalho e isso desestrutura as finanças de qualquer Estado”, alertou Soares ao questionar o candidato sobre sua visão de governo para a Secretaria Fazenda, especialmente no que diz respeito aos Auditores Fiscais da Receita Estadual, que são os únicos servidores com competência plena na estrutura da pasta.

Wagner ressaltou que conhece a atuação colaborativa da entidade e demonstrou indignação com as situações expostas pelo representante dos AFRE’s. “Em todos os encontros que a gente teve, o senhor sempre falou sobre soluções para que tivéssemos uma arrecadação justa e plena. A sua denúncia é muito grave, a Auditoria e a Auditece têm informado ao Estado, que crimes fiscais estão ocorrendo e o Estado fechando os olhos”, lamentou.

“Para que tenhamos equilíbrio, sem prejuízo, vamos ter de usar essas ferramentas que a Auditece tem apresentado, nós vamos nos aprofundar para sanar esses problemas. Em relação à recomposição da força de trabalho, é mais que urgente que isso aconteça. Gera uma grande preocupação porque a função da Sefaz é primordial dentro das carreiras de Estado, até porque para manter as políticas públicas em quaisquer áreas a gente precisa dos recursos que advêm dos impostos pagos pelos contribuintes cearenses, não se pode fazer pouco caso de uma situação tão grave como essa”, enfatizou.

O candidato finalizou garantindo que pensa a Sefaz, como as demais instituições. “Podem contar comigo em relação à questão do concurso, a nomear um secretário que seja da carreira, que conheça as dificuldades lá da ponta e que possa nos ajudar a colocar em prática essas medidas que a Auditece já apresentou dezenas de vezes”, avalizou Wagner.

mknuibui

A Auditece ainda entregou ao candidato um ofício contendo as principais reivindicações da Auditoria Fiscal cearense. O documento, que é fruto de enquete realizada pela entidade junto aos AFRE’s associados, também será entregue aos demais postulantes durante os próximos encontros.

nbyucyxg

O evento contou com a participação dos diretores Isabel Pires, Sérgio Sisnando e Marco Brito, além dos associados Aderlado Gomes, Albanir Ramos Álvaro de Castro, Edson Barbosa, Humberto Teixeira, José Ribeiro Neto, Michel Gradvohl e Rubens Teixeira (presidente da UFFEC).


As datas das reuniões com os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) serão anunciadas em breve.

Compõem o FOCATE as seguintes associações: 
ACM – Associação Cearenses de Magistrados;
ACMP – Associação Cearense do Ministério Público;
ADPEC – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará
APECE – Associação dos Procuradores do Estado do Ceará;
AUDITECE – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará; 
AUDTCE/CE – Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/CE.