ESTAMOS PARALISADOS!

A Auditece deu cumprimento, na tarde desta quinta-feira (25), aos encaminhamentos aprovados na Assembleia Geral Extraordinária simultânea das entidades fazendárias A entidade protocolou, junto à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), ofício comunicando formalmente as deliberações aprovadas pelos associados e, em conjunto com o Sintaf, solicitou audiência, em caráter de urgência, com o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes.
No primeiro documento, a Auditece comunicou oficialmente as deliberações da Assembleia, entre elas a manutenção do estado de Assembleia Permanente, a realização de nova paralisação das atividades da categoria nos dias 1º, 2 e 3 de julho, a convocação de nova Assembleia Geral para o próximo dia 30 de junho e o encaminhamento da pauta de reivindicações da categoria à Administração Fazendária.
Entre os pleitos apresentados estão a criação do Fundo de Desenvolvimento da Administração Fazendária (FUNDAF) ainda em 2026, mediante adoção das medidas orçamentárias necessárias por meio de crédito especial; a alteração da Portaria do Teletrabalho com base na proposta apresentada pelas entidades representativas; e a definição das bases do novo Incentivo por Metas Fiscais Compartilhadas (IMFC), incluindo critérios de implementação.
O ofício também informa que, durante o período de paralisação, será assegurada a manutenção do contingente mínimo legal de servidores em atividade, em conformidade com a legislação vigente.
Em um segundo expediente, protocolado conjuntamente por Auditece e Sintaf, as entidades solicitaram audiência, em caráter de urgência, com o secretário da Fazenda para apresentar formalmente as deliberações aprovadas nas Assembleias Gerais simultâneas realizadas no mesmo dia.
No documento, as entidades destacam que o encontro é fundamental para dar continuidade ao diálogo institucional e apresentar os encaminhamentos deliberados pela categoria, especialmente diante da proximidade da nova paralisação aprovada pelos fazendários.
Para a Auditece, a formalização dos documentos representa mais uma etapa do processo de negociação conduzido pelas entidades, reafirmando o compromisso com o diálogo institucional, sem abrir mão da defesa das pautas estratégicas para o fortalecimento da Administração Fazendária e da valorização da categoria.
A unidade construída entre os fazendários e suas entidades representativas tem sido o principal alicerce do movimento. A atuação conjunta de Auditece, Sintaf, AAFEC e UFFEC demonstra que o fortalecimento da Administração Fazendária depende da participação ativa da categoria e da manutenção de um diálogo institucional comprometido com resultados concretos.
Com coesão e responsabilidade, as entidades seguirão defendendo a implementação do FUNDAF e as demais pautas estratégicas para o futuro da Sefaz e do Estado do Ceará.