Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/07/2025

Auditece publica nota de solidariedade a Auditor da Receita Federal ameaçado de morte

Diante das recentes ameaças de morte sofridas por um auditor da Receita Federal no Ceará, em razão de sua atuação na fiscalização aduaneira, a Auditece manifesta, por meio da nota abaixo, sua solidariedade ao servidor e sua família, reafirma a importância do serviço público e parabeniza a atuação das instituições envolvidas na elucidação do caso.

Confira a íntegra da nota:



NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece) manifesta sua total solidariedade ao Auditor Fiscal da Receita Federal que recentemente foi alvo de graves ameaças de morte, em função do seu compromisso com a fiscalização aduaneira.

Tais ameaças, motivadas pelo enfrentamento a esquemas de contrabando e fraudes, atentam não apenas contra a vida do servidor, mas contra a própria integridade do serviço público, que é pilar da democracia e da justiça social.

A Auditece aproveita também para saudar a ação decisiva e eficaz da Polícia Federal e da Receita Federal. Sua atuação conjunta impediu que essa ameaça se consumasse em tragédia, protegendo a integridade do servidor e garantindo respeito ao Estado de Direito.

Reconhecemos, ainda, a coragem de todos os Auditores Fiscais, que desempenham atividades essenciais para a sociedade brasileira. É por meio da fiscalização competente e ética que se freia o contrabando, a sonegação e o comércio ilegal, contribuindo diretamente para a arrecadação de recursos que financiam saúde, educação, segurança e outros serviços públicos fundamentais.

Reafirmamos nosso apoio irrestrito ao auditor ameaçado, à sua família e a todos os servidores públicos que, de forma dedicada e destemida, exercem suas funções em benefício da coletividade. Que este episódio lembre a todos do valor inestimável do serviço público e da importância dos Auditores Fiscais como guardiões da legalidade e do interesse público.

Fortaleza, 1º de julho de 2025.

Auditece
Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará

Arquivos